Blow Up: ♫ Rainbow ♫ (tema da novela Anjo Mau)



Rainbow (Arco-íris, em português) foi um sucesso de 1976 gravado pela banda santista Blow Up, e integrou a trilha sonora internacional da novela Anjo Mau, da Rede Globo, uma das últimas produções em preto e branco feita pela emissora. A trama foi exibida no horário das 19 horas, de 2 de fevereiro a 24 de agosto de 1976, e contou com 175 capítulos. Foi escrita por Cassiano Gabus Mendes e dirigida por Régis Cardoso e Fábio Sabag.

O arco-íris é um dos mais belos fenômenos da natureza, e tem significado bíblico, surgido após o dilúvio. Segundo a Bíblia (Gênesis 9, 12-15, 17), Deus disse a Noé, após desembarcar da arca, “que as águas não causarão mais dilúvio que extermine toda criatura” no planeta. Deus acrescentou que o arco-íris “é o sinal da aliança que faço entre mim e todas as criaturas que estão na terra”.

Esta canção foi o maior sucesso da banda criada em 1965 na época da Beatlemania e da Jovem Guarda. Começou com quatro amigos adolescentes do bairro do Macuco, em Santos, no litoral paulista. Hélio, Robson, Tivo e Serginho formaram a banda The Black Cats por influência dos Beatles. As primeiras apresentações foram nas domingueiras do Clube de Regatas Saldanha da Gama, onde conheceram Zé Luiz, que assumiu o vocal, pois inicialmente o grupo era instrumental.

Em 1969, por causa de uma banda do Rio de Janeiro, que já possuía os direitos sobre o nome The Black Cats, foram obrigados a rebatizar o grupo. Para isso, fizeram um concurso no antigo jornal Cidade de Santos, para que os fãs escolhessem o novo nome. O escolhido foi Blow Up, inspirado no filme homônimo de Michelangelo Antonioni. No mesmo ano, a banda conheceu o empresário Walter Teixeira e participou do filme “Se meu dólar falasse”, com Dercy Gonçalves e Grande Otelo. A atriz e comediante se transformou em uma espécie de madrinha da banda, pois também trabalhava com Walter Teixeira.

Em 1970, após a gravação de um compacto duplo, o vocalista Zé Luiz resolveu deixar banda, que ficou um ano e meio sem vocalista, até a entrada de Lobão, na época, com 17 anos. Pouco depois da entrada do novo vocalista, o conjunto lançou seu segundo LP, Expresso 21, também pela Caravelli. Nesse mesmo ano, a banda abriu os shows de Johnny Mathis e Billy Paul, em São Paulo, onde também já possuíam um público fiel.

Graças ao empresário, a banda conseguiu contrato com a gravadora Philips, onde gravou a presente música, composta pelo então tecladista Dell, num compacto simples que tinha no lado B a canção “Imitation of love”, do maestro Reginald Simpson. Foram gravadas mais seis músicas, nunca lançadas, pois não houve consenso entre os músicos e a gravadora, que os queriam com estilo popular, tipo Sidney Magal, que estava no auge do sucesso, e começassem a cantar em português. O contrato com a gravadora foi cancelado e o Blow Up continuou a fazer bailes na Baixada Santista e em São Paulo.

A banda, aos poucos, foi perdendo campo de trabalho, até culminar com a sua dissolução, em 1988. Lobão foi o único a continuar trabalhando com música nessa época. Foi para São Paulo cantar na banda Placa Luminosa, mas não vingou. Ficou apenas seis meses. Em 1990, o guitarrista e um dos fundadores do Blow Up, Robson, morreu em um acidente de moto. A volta da banda depois dessa tragédia parecia impossível. Mas um ano depois, Rodolfo, o ex-técnico de som do grupo, conseguiu reuni-los novamente.

Depois da volta, a banda realizou um antigo sonho: abrir uma casa noturna em Santos, onde a banda apenas tocaria. Dessa forma, em 1993, o Blow Up Club foi inaugurado com grande sucesso, e permaneceu aberta até 1997. Foi somente em 2000 que a banda lançou o primeiro CD ao vivo, e no ano seguinte, a segunda parte desse projeto.

Durante esses mais de 40 anos, a banda passou por várias formações e continua na ativa. Atualmente são sete integrantes: Lando Losso (guitarra e voz), Edu Antunes (guitarra e voz), Hélio Mariano (bateria e voz), Lobão (voz), Toninho Lapetina (teclados e voz), Marinho Papetas (contrabaixo) e Alex Lobinho (sax, flauta e voz). Em um futuro próximo, a banda pretende gravar seu primeiro DVD. Saiba mais sobre a banda no site www.blowupclub.com.br/

Youtube


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *