Faltam três dias para eleitor explicar falta no 1º turno das Eleições 2016

Prazo para justificar ausência no 1º turno acaba dia 1 de dezembro
Agência Brasil

O eleitor que não compareceu ao primeiro turno das eleições municipais de 2016 tem até o dia 1 de dezembro para justificar a ausência. O prazo termina depois de 60 dias da votação, que aconteceu no dia 2 de outubro deste ano. 

Para conseguir realizar a justificativa, é preciso preenhcer o RJE (Requerimento de Justificativa Eleitoral) e enviar para o cartório eleitoral da zona em que está inscrito, junto com um documento pessoal e uma prova que explique a ausência da pessoa. O RJE pode ser impresso no portal do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

notícias sobre Brasil e Política

Caso o eleitor não justifique a ausência dentro do prazo estipulado, será necessário o pagamento de uma multa de R$ 3,50. Aqueles que não estiverem em dia com a Justiça Eleitoral ter alguns direitos limitados, não podendo tirar passaporte ou participar de concursos públicos, por exemplo. 

Os eleitores que não estavam no Brasil durante o período de votações possuem um prazo diferenciado para justificar a ausência. Assim que embarcarem no País, têm 30 dias para encaminhar o documento de justificativa à Justiça Eleitoral. 

Notícia original em:
http://noticias.r7.com/eleicoes-2016/faltam-tres-dias-para-eleitor-explicar-falta-no-1-turno-das-eleicoes-2016-29112016


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *