Surpresa negativa deve levar a revisões na projeção do PIB

A Pouco tempo foi publicado no portal Zero Hora a informação “Surpresa negativa deve levar a revisões na projeção do PIB”.

De acordo com site do Zero Hora: “

Considerada a projeção mais frequente para o o IBC-Br, de 0,3% de variação positiva, o resultado de -0,51% divulgado nesta sexta-feira (14) pelo Banco Central representa quase um ponto percentual de “quebra”. Não é pouca coisa. Depois de um abril melhor do que o esperado, maio vem apontando para frustração das expectativas de “salvar” o segundo trimestre do Produto Interno Bruto (PIB) da tinta vermelha que havia recebido uma folga no período de janeiro a março.

Leia mais
Recessão não acabou, teve uma trégua
Paralisia do governo é percebida pela sociedade, diz economista
PIB deve ser positivo no primeiro trimestre, mas recessão continua

O indicador que já foi apontado como “prévia do PIB”, mas – hoje já se reconhece – tem certa divergência de resultados com a medição oficial do nível de atividade econômica do país teve um comportamento inesperado. Mesmo assim, como é reconhecido como um dos “proxis” (indicadores de aproximação) do PIB, o IBC-Br e seu resultado surpreendentemente negativo pode contribuir para novas rodadas de revisão para baixo das projeções para o ano. No mais recente boletim Focus, que traz as médias das expectativas do mercado financeiro, já havia ocorrido um encolhimento, ainda que discreto – de 0,39% para 0,34%.

Leia outras informações da coluna de Marta Sfredo

 

Continuaremos seguindo as notícias relacionadas e a cada novidade atualizaremos o site.