Bovespa opera em alta, após proposta de reforma da Previdência

Hoje foi publicado no portal G1 a informação “Bovespa opera em alta, após proposta de reforma da Previdência”.

Confomre informado pelo site do G1: ” No dia anterior, o Ibovespa caiu 1,14%, aos 96.544 pontos. O principal indicador da bolsa paulista, a B3, opera em alta nesta quinta-feira (21), enquanto os investidores avaliam e repercutem a proposta do governo Bolsonaro para a reforma da Previdência, considerada pelo mercado importante para o crescimento econômico.
Às 10h08, o Ibovespa subia 0,49%, a 97.017 pontos. Veja mais cotações.
Além de avaliar os detalhes da proposta, investidores buscam pistas sobre a capacidade do governo em conseguir aprová-la no Congresso.
A proposta de reforma
A reforma da Previdência é considerada prioridade pela equipe econômica do governo para tentar reequilibrar as contas públicas nos próximos anos. O mercado financeiro também avalia, de maneira geral, que as mudanças no sistema de aposentadorias e pensões é essencial para a retomada do crescimento econômico robusto.
A ideia do governo, ao reformar a Previdência, é aumentar as receitas, mas também cortar despesas – via limitação de benefícios. Com as medidas propostas, o governo quer economizar R$ 1,16 trilhão em 10 anos. “Isso traria um salto de credibilidade e impactaria muito o governo. Com confiança, entraria ainda mais capital externo, os empresários investiriam e contratariam mais. Tudo isso aceleraria a economia e aumentaria a arrecadação de impostos”, disse Bergallo.
O valor estimado de economia para as contas públicas representa cerca de 1/3 do déficit somente do INSS (sistema público que atende aos trabalhadores do setor privado) previsto para o período, que deve somar R$ 3,1 trilhões no mesmo período. Ainda falta incluir nesse cálculo o rombo dos servidores públicos e militares, não detalhado pelo governo.
No dia anterior, o Ibovespa caiu 1,14%, aos 96.544 pontos. “

Continuaremos seguindo as notícias relacionadas e a cada novidade atualizaremos o site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *