Casas de leilões optam por não vender peças com chifres de rinoceronte



Duas casas de leilões na Inglaterra decidiram recentemente não vender 21 lotes de peças antigas que continham chifres de rinoceronte.

Eles fizeram o apelo após “aumentar a pressão e as críticas dos grupos de conservação da vida selvagem”, informou a NPR.

As casas de leilões Sotheby’s e Bonhams disseram que a venda legal de partes de espécies ameaçadas “promove a caça ilegal e o assassinato desenfreado”.

De acordo com a Humane Society International, a venda das esculturas tem um valor estimado de US $ 3,87 milhões.

Os produtos com chifres de rinoceronte custariam cerca de 4 milhões de dólares (Foto: Live Kindly)

Inicialmente, Matthew Girling, CEO global da Bonhams, disse que a casa de leilões “só vende esculturas de rinoceronte de proveniência conhecida e licenciadas pela Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies Ameaçadas”.

Mais tarde, entretanto, Girling mudou sua postura: “nós, no entanto, reconhecemos que há preocupações amplamente difundidas sobre esta questão e decidimos que a venda das esculturas de rinoceronte programadas para acontecer em Hong Kong em 27 de novembro agora não serão aceitas”.

“No futuro, a Bonhams não oferecerá artefatos feitos inteiramente ou em parte de chifre de rinoceronte em seus salões”, ele completa.

A Sotheby’s anunciou que três lotes de antiguidades de chifres de rinoceronte foram “retiradas de uma venda diferente”. Essa venda estava programada para acontecer ainda nesta semana em Hong Kong.

A Sotheby’s “não oferecerá mais artefatos de chifre de rinoceronte no futuro”, de acordo com Nicolas Chow, presidente da Sotheby’s Asia, em comunicado à AFP.

“A Sotheby’s deplora qualquer morte ilegal e comércio de animais selvagens ameaçados e apóia fortemente os esforços de conservação da comunidade global”.

Em agosto, Illinois tornou-se o nono estado dos Estados Unidos a proibir a venda de chifres de marfim e rinoceronte.

O projeto foi assinado em lei pelo governador Bruce Rauner. A lei estabelece que é ilegal comprar, vender ou trocar chifres de marfim e de rinoceronte no estado.

Embora as regulamentações federais instituídas em 2016 proibiram o comércio de marfim, incluindo a proibição do comércio de estado para estado, a lei não restringe o comércio dentro do estado.

“A caça furtiva de elefantes e rinocerontes é particularmente horrível”, relata Chicago Tonight.

“Os animais são fuzilados com armas de nível militar, e as presas e chifres são colhidos cortando-se os rostos dos animais, às vezes enquanto eles ainda estão vivos”.

Fonte

قالب وردپرس

Deixe uma resposta