Coreia do Norte comemora encontro entre Kim Jong-un e Donald Trump na fronteira: ‘Histórico’



poucos instantes divulgado através do site: G1, do artigo “Coreia do Norte comemora encontro entre Kim Jong-un e Donald Trump na fronteira: ‘Histórico'”

De acordo com o que foi publicado através do portal G1:
Agência estatal norte-coreana disse que os dois líderes vão retomar diálogos para resolver impasse sobre desnuclearização. Donald Trump e Kim Jong-Un deram alguns passos, juntos, no território da Coreia do Norte, neste domingo (30).
Kevin Lamarque/Reuters
O governo da Coreia do Norte chamou de “histórico” o encontro entre Kim Jong-un e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na fronteira entre as duas Coreias neste domingo (30).
Trump e Kim Jong-Un decidem retomar diálogo sobre acordo nuclear
Em mensagem transmitida já na manhã de segunda-feira (horário local), a agência estatal KCNA informou que os dois líderes decidiram “retomar e dar impulso a diálogos produtivos” para resolver o impasse sobre o desmantelamento do programa nuclear norte-coreano.
Ao cruzar brevemente a fronteira na Zona Desmilitarizada, Trump tornou-se o primeiro presidente norte-americano a pisar na Coreia do Norte.
“Eu fiquei orgulhoso de passar por cima da linha [que divide as duas Coreias]”, disse Trump a Kim, depois que os líderes retornaram ao lado sul-coreano. “É um grande dia para o mundo.”
Retomada das conversas
Trump e Kim Jong-un se encontram na zona desmilitarizada entre a Coreia do Norte e a Coreia do Sul neste domingo (30)
Network Pool/via REUTERS
O presidente norte-americano disse também que espera um recomeço nas conversas nas próximas semanas. Trump afirmou, ainda, não ter pressa de chegar a um acordo, e reforçou ter “bastante tempo” para isso.
“Nós queremos acertar [na negociação]”, afirmou Trump.
O breve encontro entre Trump e Kim foi o primeiro desde a reunião no Vietnã em fevereiro, encerrada abruptamente após os dois lados não chegarem a um acordo sobre a desnuclearização da Coreia do Norte.
Recentemente, porém, Trump e Kim trocaram cartas e voltaram a se elogiar. Em 11 de junho, o presidente americano disse ter recebido uma “linda carta” de Kim, e no dia 23 foi a vez de o norte-coreano afirmar que estava satisfeito com o “excelente” conteúdo de uma carta escrita por Trump. Nenhum dos dois documentos foi divulgado à imprensa.
Japão espera ‘avanço’ nas negociações
O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, disse torcer pelo avanço nas negociações entre Donald Trump e Kim Jong-un. O Japão tem relação tensa com o regime da Coreia do Norte, e se vê continuamente ameaçado por um eventual lançamento de míssil de curto alcance.
“Espero que esse encontro leve a um avanço”, afirmou Abe a repórteres.
Papa elogia reunião
Papa Francisco durante passagem pela Romênia
Andreas Solaro/Pool via REUTERS
O Papa Francisco elogiou a reunião entre Trump e Kim, no discurso semanal na Praça São Pedro, no Vaticano. “Nas últimas horas, vimos na Coreia um bom exemplo da cultura do encontro”, disse.
“Eu saúdo os protagonistas, com uma oração para que um gesto tão significativo seja mais um passo no caminho para a paz, não apenas naquela península, mas para o bem do mundo inteiro”, declarou o pontífice.
Na última terça-feira (25), 20 mil fiéis Igreja Católica da Coreia do Sul rezaram por paz na península coreana, em uma missa que marcou o 69º aniversário do início da guerra entre os dois países.

Vamos continuar a seguir as novidades e publicando vídeos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *