Damares exonera coordenadora de conselho após críticas à Previdência



Hoje, a poucos momentos atrás ocorreu a divulgação no site: Metropoles, da notícia “Damares exonera coordenadora de conselho após críticas à Previdência”

Segundo o que foi divulgado pelo portal Metropoles:

A ministra da Família, Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, exonerou a coordenadora geral do Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), Caroline Dias dos Reis. O motivo da demissão seria pelo órgão recomendar que o Senado Federal rejeite o texto da reforma da Previdência. A decisão foi publicada no Diário Oficial desta terça-feira (27/08/2019).

Ao falar sobre a exoneração nas redes sociais, a ministra disse que cargos de comissão do ministério são de “livre nomeação e exoneração” e que ela “nem sequer assina a exoneração”, por este motivo, seu nome não deveria ser incluído na situação. A publicação no Diário foi assinada pela secretária executiva do órgão, Tatiana Barbosa de Alvarenga. Damares, no entanto, é a chefe do ministério e responde juridicamente pelas suas ações sendo, ao menos aos olhos da Justiça, a responsável maior por todos os atos realizados pela pasta.

Entenda
Na segunda-feira (26/08/2019), uma publicação no Diário Oficial da União apresentava recomendação do Conselho, antes regido por Caroline, que chamava pontos da Previdência de “graves retrocessos sociais”.  Em uma recomendação formal, após a 50ª Reunião Ordinária do grupo, o conselho concluiu que “as regras rompem com a solidariedade geracional”.

A recomendação foi enviada ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP) e ao relator da matéria Tasso Jereissati (PSDB-CE). Atualmente, as mudanças na aposentadoria tramitam na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

A ministra, novamente pelo Twitter, disse que “este conselho não é ligado a mim. Atua de forma independente. Aliás, recomendo que ignorem as manifestações ideológicas deste colegiado, que está longe de se preocupar com direitos humanos”. O grupo, entretanto, é diretamente ligado ao ministério dirigido por ela.

O post Damares exonera coordenadora de conselho após críticas à Previdência apareceu primeiro em Metrópoles.

Continuaremos seguindo as notícias e postando vídeos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *