Entre os livros e as memórias de Malu Antonio, a 8ª protagonista de ‘Elas Transformam’



A pouco tempo foi ocorreu a postagem através do link do: HuffPost, da notícia “Entre os livros e as memórias de Malu Antonio, a 8ª protagonista de ‘Elas Transformam'”

De acordo com o veiculado através do site HuffPost:

Não há nada com tanto potencial transformador quanto o conhecimento. Conhecer, aprender, entender liberta. Foi a conjugação de todos esses verbos que guiou a pequena Malu Antonio durante sua infância pobre em Minas Gerais. Ela ganhou o primeiro livro de sua mãe semianalfabeta e nunca mais parou de ler.

Sua mãe conseguiu para ela uma bolsa num colégio de freiras, e foi lá que Malu teve contato com um paraíso de histórias ao alcance de seus dedos — a biblioteca da escola. “No dia em que eu entrei [nela] e vi todos aqueles livros, eu pensei: ‘não acredito que existe um lugar assim’. Em seis meses, li todos os livros que havia para minha idade”, recorda.

A fome pelo conhecimento a tornou a primeira mulher da família de seu pai a fazer uma faculdade — e a primeira pessoa da família materna. Formou-se historiadora. As quatro irmãs mais novas seguiram seu exemplo e também trocaram o curso de corte e costura e bordado pelos bancos escolares.

Em uma carreira de mais de 40 anos, Malu fez de tudo um pouco. Foi professora de História, trabalhou com RH, financeiro, abriu startup. Há pouco mais de duas décadas, migrou para propaganda e comunicação.

Malu é funcionária da Fiat há 15 anos. Hoje, ela é gerente de Marketing e Comunicação da FCA na América Latina. A FCA reúne, além da Fiat, marcas como Chrysler, Jeep e Dodge. Ela estrela o oitavo e último episódio de Elas Transformam.

São as lentes privilegiadas de historiada e a experiência de um percurso tão singular que fazem de Malu uma protagonista do mercado publicitário e também observadora crítica dele.

“Enquanto a gente tiver homens brancos heteronormativos da Vila Olímpia [bairro rico de São Paulo] aprovando tudo [das campanhas publicitárias], criando tudo, fazendo tudo, não há representatividade”, opina. “Metade do País é negra… Você vê os negros na propaganda?”, provoca.

Malu Antonio, gerente de Marketing e Comunicação da FCA, protagoniza o 8º e último episódio de

Série Elas Transformam 

A série apresentada pelo HuffPost e pela Verizon Media Brasil traz entrevistas com mulheres expoentes da publicidade e do marketing — de agências a grandes marcas, de indústrias como automotiva, de beleza, varejo.

Nosso objetivo é conhecer quem são as protagonistas da transformação a que estamos assistindo na indústria da comunicação. Essas mulheres transformam a publicidade do lado de dentro. E, por isso, são capazes de mudar todo um imaginário social, com seus estereótipos reforçados por décadas de pensamento unívoco.

A série tem 8 episódios, com 8 entrevistadas. O primeira deles foi com a publicitária Cintia Gonçalves, ex-sócia e CSO da AlmapBBDO. O segundo com a executiva Samantha Almeida, head de Conteúdo da Ogilvy. O terceiro, com Alessandra Souza, diretora de Marketing da Peugeot. No quarto, Ana Leão, a managing director da Isobar. No quinto, foi a vez de Suzana Pamplona, diretora de Inteligência de Marketing da Natura. O sexto é de Aline Rossin, sócia e VP de Serviços de Cliente da Live. No sétimo, Christianne Toledo, diretora de Marketing das Pernambucanas.

Cada episódio tem de 25 a 40 minutos de duração. Os episódios são transmitidos no site do HuffPost Brasil e em nosso canal no YouTube.

Continuaremos seguindo as notícias e divulgado notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *