Exposição de presépios em Guararema retrata a realidade dos refugiados | Mogi das Cruzes e Suzano



Uma exposição de presépios em Guararema retrata a realidade dos refugiados. A mostra vai até 8 de janeiro no salão da Igreja de São Benedito, no calçadão da cidade. São 6 maquetes com o tema da imigração.

O paróco da igreja, Valdenilson Pedro, explica que esse é o terceiro ano da exposição que tem como objetivo mostrar que o Natal não é somente a troca de presentes, luzes e enfeites. “Ela tem o presépio como tema central porque ele retrata o nascimento de Jesus Cristo. E o Natal existe por causa Dele.”

José, Maria e Jesus na fuga para o Egito — Foto: Valdenilson Pedro/Arquivo PessoalJosé, Maria e Jesus na fuga para o Egito — Foto: Valdenilson Pedro/Arquivo Pessoal

José, Maria e Jesus na fuga para o Egito — Foto: Valdenilson Pedro/Arquivo Pessoal

Nas maquetes, o público poderá ver o nascimento de Jesus em diversos cenários. Uma delas mostra a fuga de Maria, José e Jesus para o Egito.

Em outra tem a fuga dos norte-coreanos para a Coreia do Sul. Também tem a imigração dos mexicanos para os Estados Unidos e dos venezuelanos para o Brasil.

Mexicanos imigrando para os Estados Unidos também estão retratados em exposição — Foto: Valdenilson Pedro/Arquivo PessoalMexicanos imigrando para os Estados Unidos também estão retratados em exposição — Foto: Valdenilson Pedro/Arquivo Pessoal

Mexicanos imigrando para os Estados Unidos também estão retratados em exposição — Foto: Valdenilson Pedro/Arquivo Pessoal

A fuga dos africanos para Europa também é retratada assim como a Síria destruída e vazia.

O centro da exposição mostra fotos com cenas da realidade da imigração. “Escolhemos o tema dos refugiados por conta dos conflitos. O mundo fecha os olhos para essa realidade. Esquece de quem migra, de quem vive na rua e sofre violência e ameaças.”

O padre completa que as maquetes foram construídas por 30 voluntários da paróquia, de pastorais e movimentos.

Eles começaram a trabalhar em setembro e terminaram em novembro. “Tudo foi feito com material reciclável que será usado na exposição do próximo ano.”

Exposição de Presépios

Quando: de 6 de dezembro até 8 de janeiro

Endereço: Calçadão de Guararema

Horário: das 17h a meia-noite e aos finais de semana das 9h a meia-noite

Fonte

قالب وردپرس

Deixe uma resposta