Gluten Free: Chef fitness fala dos benefícios da alimentação saudável como forma de Inclusão



A muito pouco tempo foi aconteceu a veicução através do site: R7, da notícia “Gluten Free: Chef fitness fala dos benefícios da alimentação saudável como forma de Inclusão”

Segundo o que foi divulgado pelo link R7:

Cartão de Visita - Diversão

Cartão de Visita – Diversão
Cartão de Visita – Diversão

Um dos temas mais polêmicos dos últimos anos é a chamada dieta ‘gluten free’, ou seja, totalmente sem uso do glúten, que é uma proteína vegetal, encontrada nos mais diversos produtos feitos à base do trigo, do centeio e da cevada (pães, bolos, biscoitos, cerveja etc). Afinal, o glúten é o vilão ou o mocinho quando se trata de nutrição?

A chef fitness e atleta profissional Patricia Mello é especializada em gastronomia restritiva e funcional, cujo principal objetivo segundo Mello, é a inclusão desses grupos (celíacos, intolerantes a lácteos, diabéticos, vegetarianos, veganos etc.) sejam estes por ordem medica e ou por opção podendo ser  temporária ou definitiva. “Pra mim a gastronomia esta ligada diretamente ao prazer, a socialização, ao estar junto, e confesso que eu me sentia muito incomoda quando dizia que não consumia açúcar refinado, e, logo me perguntavam: Você esta doente? é diabética? Eu não sou, mas se eu fosse? As pessoas tem direito a fazer opções”.

Segundo Patricia Mello, hoje a gastronomia de substituição é uma realidade ao alcance de todos. “o glúten, o açúcar por exemplo, podem ser tranquilamente substituído em nossa rotina alimentar, inclusive gerando muitos benefícios à saúde. O mesmo acontece com os lácteos ou preparações sem carne, existe uma infinidade de produtos nas prateleiras de supermercados, empórios, lojas especializadas, que são formulados sem glúten, sem lactose, sem açúcar  bem como produtos veganos e vegetarianos justamente pensando naqueles que buscam este tipo de alimentação, com estilo de vida mais saudável”.

Como levar uma vida gluten free

Patricia Mello mantém um estilo de vida saudável  e optou pela exclusão do açúcar refinado a muitos anos, embora não tenha nenhuma intolerância ao glúten por exemplo, a chef fitness reduziu em 90% o consumo de glúten no seu dia-a-dia,  e esclarece porque reduzir o glúten da dieta traz benefícios: “Entre esses fatores, a diminuição do consumo de alimentos industrializados, que geralmente estão associados ao glúten, como bolachas, cerveja e massas, por si só, já garante boas perspectivas à saúde. Logo, ao diminuir ou retirar o glúten da dieta, na verdade você está retirando produtos também ricos em carboidratos simples, ricos em açúcares e calóricos. Logo, os benefícios não virão somente por tirar o glúten, e sim por ter uma alimentação melhor e menos industrializada como consequência”.

Cuidados ao adotar uma dieta gluten free

No entanto, Patrícia alerta que os médicos recomendam cautela: “o glúten, segundo os especialistas médicos, pode ser abolido da dieta como opção mas não é algo obrigatório. A retirada total do glúten é recomendada mediante uma avaliação clínica e uma orientação profissional, que aponte doença celíaca, que é a intolerância ao glúten”.

A chef fitness também aponta que retirar ou reduzir o glúten é além de um modismo, e sim um estilo de vida: “É possível manter uma alimentação com glúten reduzido ou eliminá-lo, mas para isso é prudente uma avaliação do seu nutricionista, afinal dieta não deve ser adotada por modismo, tem que fazer parte do seu estilo de vida, ou seja somente seu nutricionista poderá fazer as adaptações necessárias por você é único.”

Benefícios de uma dieta sem glúten

A chef fitness aponta 5 benefícios de uma vida sem glúten (precisamos mudar aqui, talvez substituir por alimentação saudavel ou semum de cada um dos grupos)

– Há melhora na digestão, contribuindo para redução de sintomas de diarréia, refluxo e cólicas intestinais causadas pela sensibilidade ao glúten.
– Perda de peso de forma rápida, pois a maioria dos alimentos fonte de carboidrato possuem glúten;
– Reduz inflamações causadas por doenças autoimunes, artrites e problemas intestinais;
– Diminuição da fome e compulsão;
– Previne o aparecimento de osteoporose e anemia nas pessoas que apresentam a sensibilidade ou alergia a proteína do glúten e que acabam comprometendo o funcionamento normal do intestino.

Receita gluten free

Patricia Mello ensina uma saborosa receita sem glúten. Confira:

Muffin de banana sem farinha com cobertura de chocolate fit

Ingredientes

200g de banana madura amassada

250g de pasta de amendoim sabor cookies

2 ovos

Adoçante (sucralose ou stevia)

40g de pó 100% cacau

1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio

1/4 de fermento em pó

Calda de chocolate com avelã Mrs Taste

Nibs de cacau ou raspas de chocolate sem açúcar

Modo de preparo

1.Adicionar os ovos e o adoçante na batedeira e bater

2.Adicionar a pasta de amendoim sabor cookies, o cacau em pó e a banana amassada

3.Desligue a batedeira. Com a espátula incorpore o bicarbonato de sódio e o fermento em pó.

4. Dispôr a massa nas forminhas, mas sem preenchê-las totalmente (porque a massa vai crescer).

5. Leve ao forno 170 graus por 20 a 30 minutos. Retire do forno e espere amornar. Regue com calda de chocolate e avelãs Mrs Taste e as raspas de chocolate e/ou cacau.

Foto: Victor Alvarenga / MF Press Global 

Continuaremos seguindo as novidades e publicando vídeos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *