Líderes da União Europeia se reúnem para escolher chefes de cargos estratégicos do bloco



poucos instantes divulgado através do site: G1, do artigo “Líderes da União Europeia se reúnem para escolher chefes de cargos estratégicos do bloco”

De acordo com o que foi publicado através do portal G1:
Representantes dos 28 países integrantes do bloco apontarão presidentes de quatro órgãos chave. Fragmentação política após a eleição de maio, porém, pode dificultar aprovações. Bandeira europeia no QG da União Europeia, em Bruxelas, na Bélgica, em 22 de março de 2006
AFP
Lideranças da União Europeia estão reunidos neste domingo (30) para escolher quatro cargos importantes do bloco. É o segundo encontro do tipo desde as eleições do Parlamento europeu em maio, que resultaram em fragmentação das forças políticas do grupo.
Líderes da União Europeia se reúnem para escolher quatro cargos importantes do bloco
Veja quais são os cargos:
Presidente da Comissão Europeia;
Presidente do Banco Central Europeu;
Presidente do Parlamento Europeu;
Presidente do Conselho Europeu.
Comissão Europeia
Um dos cargos em jogo é o de presidente da Comissão Europeia, atualmente ocupado pelo luxemburguês Jean-Claude Juncker. O órgão tem como prerrogativa distribuir os fundos e fiscalizar os tratados e cumprimento das leis europeias.
Apesar de, na prática, funcionar como um poder executivo da União Europeia, somente a Comissão Europeia pode propor leis – discutidas posteriormente no Parlamento e no Conselho europeu.
Para escolher o novo presidente da Comissão Europeia, líderes dos países integrantes do bloco se reúnem e apontam um nome. Depois, o escolhido precisa ser aprovado no Parlamento e no Conselho.
Há a expectativa de um impasse na escolha do novo presidente porque, com a fragmentação vista na eleição de maio, três grupos saíram mais fortes das eleições. É necessário obter uma dupla maioria para eleger o cargo.
Outros cargos
Enquanto a escolha do presidente do Banco Central Europeu deve ficar em segundo plano, os líderes se concentram em apontar os novos chefes do Parlamento e do Conselho Europeu.
No Conselho, representantes dos 28 países se reúnem para os debates mais importantes. Por isso, quando todos os integrantes da União Europeia concordam em um assunto, a instituição fica em posição privilegiada para pressionar demais órgãos do bloco. O atual presidente é o polonês Donald Tusk.

Vamos continuar a seguir as novidades e publicando vídeos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *