Museu de Arte da Pampulha ainda aguarda reformas dois anos após título da Unesco | Minas Gerais



Dois anos depois do título de Patrimônio Mundial da Humanidade, o Museu de Arte da Pampulha (MAP), prédio que integra o conjunto arquitetônico tombado pela Unesco, ainda espera por reformas. Ele retoma neste sábado (8) a agenda de exposições depois de nove meses sem receber grandes eventos.

Em 2017, o MG1 flagrou indícios de má conservação do museu. Havia azulejos quebrados, vidro emendado com fita adesiva, cortina com defeito e danos no sistema de ar condicionado que refrigera o acervo.

Um ano depois, as vidraças foram trocadas. A Prefeitura de Belo Horizonte informou ainda que os problemas de climatização da reserva técnica foram solucionados e que as obras já foram higienizadas conforme a especificidade de cada uma. Porém, outros problemas continuam.

Parte da área externa está isolada e há um aviso que diz “cuidado, risco de queda da pedra da fachada, favor não transitar por esse local”.

Parte da área externa do Museu de Arte da Pampulha está isolada — Foto: Odilon Amaral/TV GloboParte da área externa do Museu de Arte da Pampulha está isolada — Foto: Odilon Amaral/TV Globo

Parte da área externa do Museu de Arte da Pampulha está isolada — Foto: Odilon Amaral/TV Globo

Mais de dois anos após a conquista do título pela Unesco, o museu ainda aguarda por obras. De acordo com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), um projeto já foi aprovado e vai ser contemplado pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Cidades Históricas, com previsão de investimentos de cerca de R$ 4,26 milhões. Porém, o processo de licitação ainda não começou.

O acervo do MAP é composto por 42 mil itens, e tem nomes como Di Cavalcanti, Amílcar de Castro e Cildo Meireles. Porém, ele não fica exposto ao público. A exposição que estreia neste sábado, chamada “Faca Cega”, é do artista brasileiro Paulo Nazareth. Ela foi feita exclusivamente para o espaço e irá integrar o acervo do museu.

Aviso na porta do Museu de Arte da Pampulha: fechado até a próxima exposição — Foto: Marcella Gasparete/G1Aviso na porta do Museu de Arte da Pampulha: fechado até a próxima exposição — Foto: Marcella Gasparete/G1

Aviso na porta do Museu de Arte da Pampulha: fechado até a próxima exposição — Foto: Marcella Gasparete/G1

Museu de Arte da Pampulha, em Belo Horizonte — Foto: Mariane Botelho/Fundação Municipal de Cultura de Belo HorizonteMuseu de Arte da Pampulha, em Belo Horizonte — Foto: Mariane Botelho/Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte

Museu de Arte da Pampulha, em Belo Horizonte — Foto: Mariane Botelho/Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte

O MAP fica na Avenida Otacílio Negrão de Lima, nº 16.585, bairro Jardim Atlântico, na Região da Pampulha. De acordo com a prefeitura, ele fica aberto de terça-feira a domingo, de 9h às 18h. A entrada é gratuita.

A última grande exposição realizada no MAP foi o Festival de Arte Digital no mês de março.

Fonte

قالب وردپرس

Deixe uma resposta