Número Crescente de Pessoas Superdotadas no Mundo: Um Olhar Sobre a Superdotação

Hoje, comemora-se o Dia Mundial da Superdotação, uma ocasião que destaca um desenvolvimento intelectual excepcionalmente elevado. Em todo o globo, mais de 160 mil indivíduos são reconhecidos como superdotados, distribuídos por mais de 100 nações, e destes, cerca de 2,7 mil estão no Brasil. Entre as nações, São Paulo se destaca com o maior contingente de pessoas superinteligentes.

Estes números são fornecidos pela Associação Mensa Brasil, uma organização que agrega e realiza levantamentos sobre indivíduos com habilidades intelectuais acima da média.

A superdotação, de acordo com a Mensa Brasil, é caracterizada por uma capacidade intelectual notavelmente superior à média da população. Em crianças, algumas das características dessa condição, conforme listadas na cartilha “Saberes e Práticas da Inclusão”, elaborada pela Secretaria da Educação Especial do Ministério da Educação em 2006, incluem curiosidade aguçada, vocabulário avançado para a idade, liderança, autoconfiança, forte interesse em tópicos específicos com dedicação a eles, facilidade de aprendizado e alfabetização precoce, memória excepcional e criatividade, bem como habilidade em fazer observações perspicazes e se destacar em uma ou mais disciplinas escolares em comparação com seus pares. Muitas vezes, tais indivíduos também demonstram a capacidade de processar ideias de forma rápida e adaptá-las prontamente, bem como manifestam comportamento independente.

No Brasil, mais de 2,7 mil pessoas foram identificadas como superdotadas, sendo que aproximadamente 150 mil estão espalhadas por diversos países. Dentre esse grupo, 10% têm entre 13 e 18 anos, 70% têm entre 19 e 36 anos, 10% estão na faixa de 37 a 45 anos e 5% têm mais de 45 anos.

No contexto estadual, São Paulo lidera com 1.226 pessoas superdotadas, seguido pelo Rio de Janeiro e Minas Gerais, de acordo com informações do G1. O ranking abrange um amplo espectro de estados, com São Paulo liderando de forma substancial, seguido por outras unidades federativas.

A crescente identificação e reconhecimento da superdotação refletem a evolução dos entendimentos sobre as habilidades cognitivas humanas. Esses dados ressaltam o impacto da educação e do ambiente no desenvolvimento intelectual, e a importância de garantir oportunidades adequadas para que os superdotados possam se desenvolver plenamente.

O Dia Mundial da Superdotação oferece um espaço para refletir sobre como essas mentes excepcionais podem ser incentivadas e nutridas, a fim de que possam contribuir para a sociedade e a inovação de maneira significativa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *