Procon apreende mais de 670 kg de carnes vencidas em comércio de Manaus | Amazonas



Cerca de 672 kg de carnes diversas foram apreendidos em um comércio no bairro São José 3, Zona Leste de Manaus. Parte do alimento era armazenado no chão e estava em deterioração. A apreensão ocorreu nesta sexta-feira (7) em uma fiscalização do Programa Estadual de Proteção e Orientação ao Consumidor (Procon-AM) e o local foi interditado.

O Procon informou que o estabelecimento está localizado na Rua D e vendia carnes, peixes, frango, linguiças e outros produtos. A operação foi solicitada pelo Ministério Público do Estado do Amazonas (MPE-AM) após o recebimento de denúncias.

Ao chegar no comércio, os agentes encontraram diversas irregularidades, sobretudo no setor frigorífico. De acordo com o Procon, o local não possuía condições de higiene adequada e armazenava produtos vencidos, sem identificação de procedência e em deterioração.

Alimentos eram armazenados no chão e estavam em deterioração — Foto: Divulgação/G1 AMAlimentos eram armazenados no chão e estavam em deterioração — Foto: Divulgação/G1 AM

Alimentos eram armazenados no chão e estavam em deterioração — Foto: Divulgação/G1 AM

No estabelecimento, os funcionários usavam máquinas improvidadas para fabricar carne de charque artesanal, que era armazenada no chão, próximo de lixeiras. Além disso, os funcionários remarcavam etiquetas de produtos vencidos, o que configura crime contra o consumidor.

Além da charque, foram apreendidos 20kg de cortes de pirarucu sem indicação de origem ou validade e 23,3kg de peixes sem identificação.

Após a fiscalização, o local foi interditado e todo o alimento foi conduzido ao aterro sanitário de Manaus para descarte, que foi acompanhado pela Vigilância Sanitária.

Ainda segundo o Procon, na quinta-feira (6) outros dois comércios de pequeno porte situados na Zona Leste da capital foram autuados. Em ambos, os agentes localizaram alimentos avariados, inadequados para consumo ou vencidos.

Fonte

قالب وردپرس

Deixe uma resposta