A empresa de tecnologia médica, Onward Medical, apresentou um sistema inovador de terapia de estimulação nervosa que oferece esperança para pacientes que almejam recuperar seus movimentos. Recentemente, a empresa anunciou o sucesso da primeira instalação de um conjunto de eletrodos acionados por ondas cerebrais, com o propósito de restaurar a função e a sensação nas mãos e braços dos pacientes.
Esse avanço vem após cinco meses da implantação bem-sucedida de um sistema semelhante em um paciente, com o objetivo de auxiliá-lo na recuperação da capacidade de locomoção. O sistema ARC, desenvolvido pela startup, funciona de maneira única, utilizando um conjunto de estimuladores externos não invasivos localizados na parte inferior das costas do paciente. Esses estimuladores auxiliam no controle da bexiga, pressão arterial, além de melhorar a função e o controle dos membros. Esse inovador sistema já obteve uma designação de dispositivo inovador da Food and Drug Administration (FDA), agência reguladora de medicamentos dos Estados Unidos, em 2020.
O experimento mais recente envolveu o ARC IM, que é implantado próximo à medula espinhal e é controlado por meio de componentes vestíveis e um smartwatch. A Onward já havia utilizado esse sistema para possibilitar que pacientes paralisados ficassem em pé e caminhassem curtas distâncias sem assistência. Os resultados foram tão promissores que o dispositivo foi considerado inovador pela FDA.
Uma paciente de 46 anos, que sofria de uma lesão na coluna vertebral C4, foi a receptora dos componentes nesse último experimento. Fios finos foram implantados para captar sinais elétricos do cérebro da paciente, convertendo-os em sinais digitais compreensíveis pelas máquinas. Esses sinais são então transmitidos para um dispositivo de computação próximo, onde a inteligência artificial interpreta os sinais e emite comandos para o conjunto de estimuladores implantados. Assim, o paciente consegue traduzir suas intenções em movimentos controlados por computador.
Se os resultados da terapia continuarem promissores, é possível que ela esteja disponível para pacientes até o final da década. No entanto, a Onward Medical ressalta que não pretende fazer as pessoas com lesões na medula espinal esperarem tanto tempo para ter acesso a essa terapia revolucionária. A empresa planeja comercializar a ARC EX Therapy, sua solução de estimulação da medula espinhal externa, para restaurar a função da mão e do braço até o segundo semestre de 2024.
Esse sistema inovador pode ser aplicado em diversas situações, como perda de membros, acidente vascular cerebral (AVC), lesão cerebral traumática, lesões na medula espinhal, entre outras.