Tiësto e o Bonde das Loiras: como um grito de funk de 2004 foi parar na nova faixa do holandês, ‘Acordeão’?



Hoje, a alguns minutos atrás publicado no portal: G1, da notícia “Tiësto e o Bonde das Loiras: como um grito de funk de 2004 foi parar na nova faixa do holandês, ‘Acordeão’?”

Conforme o que foi veiculado através do link G1:
MC Deise Loira conta que foi procurada por DJ oferecendo US$ 700 por versos dias antes de lançar ‘Acordeão’. Tiësto tocou faixa no Tomorrowland e prometeu incluir Deise como coautora, mas nome dela ainda não é citado. Vocal da nova música do Tiesto foi composto pela MC Deise Loira
Em 2004, enquanto o holandês Tijs Michiel Verwest, o Tiësto, ganhava pelo terceiro ano seguido o título de DJ nº 1 do mundo, a carioca Deise Azevedo De Oliveira, a MC Deise Loira, tentava a sorte em bailes do Rio com o seu Bonde das Loiras.
Quinze anos depois, eles se encontram em uma parceria quase acidental. “Acordeão” foi revelada no último dia 19 de julho pelo DJ no festival belga Tomorrowland, e lançada na última sexta-feira, 9 de agosto, em streaming.
No Spotify, só o músico colombiano Moska é creditado como coautor. Mas os versos em português não foram escritos pelo jovem colombiano e nem pelo astro holandês.
Foi a MC Deise Loira que soltou os gritos “O tamborzão rola / A mulherada gosta / E o DJ toca” na faixa “Toca e agita”, lá no ano de 2004.
Acordo na última hora
Deise conta ao G1 que, no início da semana passada, apareceu uma mensagem do Tiësto no seu Facebook. Ele falava sobre a faixa e encaminhava o contato de um representante brasileiro que iria discutir o uso dos versos.
Segundo Deise, a nova faixa já estava gravada quando o contato foi feito. O contrato só foi enviado na sexta-feira (9) para ela assinar e mandar de volta escaneado por e-mail. Isso já no dia de lançamento de “Acordeão”, e após a faixa ser tocada no Tomorrowland.
Tiësto encerra palco Perry no Lollapalooza 2019
Gabriela Sarmento/G1
O acordo previa pagamento a ela de US$ 700 (cerca de R$ 2,8 mil). Deise diz que o valor já foi pago. Além disso, a promessa, segundo ela, é incluir seu nome como coautora, o que pode render direitos autorais sobre as execuções de “Acordeão”.
O pagamento inicial do acordo é uma fração pequena do que Tiësto fatura. Segundo a revista “Forbes”, ele é o 6º DJ mais bem pago do mundo hoje, e faturou US$ 24 milhões (R$ 95 milhões) só no período de um ano entre julho de 2018 e julho de 2019.
Até agora, o nome de Deise não aparece entre os autores da faixa no Spotify nem em qualquer site que disponibilize ou cite “Acordeão”.
O G1 entrou em contato com o Musical Freedom, selo de Tiësto, para saber sobre a escolha dos versos de Deise, o crédito de autoria e o motivo de o acordo ter sido feito de última hora, mas não teve resposta.
Como Tiësto achou esses versos?
“Eles disseram que acharam o vocal em um site de samples [trechos instrumentais ou vocais]. Mas eu nem sei que site é esse”, conta Deise. “Como o site não identificava e eles não sabiam quem era o autor, regravaram o vocal do mesmo jeito”, ela conta.
Apesar de os versos e o jeito de cantar serem os mesmos de “Toca e agita”, dá para perceber um sotaque gringo no vocal de “Acordeão”. Pela explicação de Deise, foi o jeito encontrado para usar os versos que, até então, eram de autoria desconhecida pela equipe de Tiësto.
MC Deise Loira
Reprodução / Instagram da cantora
O nome do vocalista que refez os gritos de Deise, provavelmente estrangeiro, também não é creditado.
De qualquer forma, Deise está satisfeita com o acordo até agora: “É muito legal, fiquei lisonjeada”. Foi tudo bem rápido: “Ele me mandou a música por e-mail, eu gostei muito do som eletrônico, e falei que podia fazer a liberação.”
Que funk é esse?
Tão rápido quanto o acordo para o uso foi a composição dos versos há 15 anos.
“Fiz a rima na hora”, lembra Deise “Eu estava tocando no Baile da Chatuba, na Penha. Na época, os DJs tinham costume de gravar o show. Fiz os versos de improviso e, quando voltei lá na semana seguinte, a música estava estourada no baile. Começou a tocar no Rio todo.”
Como ainda é de costume no funk, o Bonde das Loiras resolveu fazer uma versão “light” para tentar tocar nas rádios. O nome original era “Troca e aplica” com direito a sons de armas e tiros. Na regravação leve, ficou “Toca e agita”.
São dessa gravação “light” os gritos que foram parar, por mãos desconhecidas, no site de samples e, depois, na música de Tiësto.
“Toca e agita” foi uma das músicas mais bem sucedidas do Bonde das Loiras, só atrás do funk consciente “Aquele menino”. Mas quando a música entrou na coletânea “Furacão 2000 – Tsunami”, em 2006, o bonde já tinha se separado.
O Bonde das Loiras na época do ‘Toca e agita’
Arquivo Pessoal
O grupo tinha começado em 1999, com Deise e sua amiga Dominique. Elas chegaram a ter dançarinas e circularam bastante pelo Rio, apesar de não terem estourado nacionalmente.
“Toca e agita” ainda apareceu no filme “Era uma vez…” de 2008, dirigido por Breno Silveira, com Thiago Martins e Vitória Frate.
Deise seguiu cantando na cena carioca e seguiu como nome respeitado pela nova geração da cidade. Tanto que o rapper Filipe Ret, nome forte no Rio hoje, fez uma nova versão de “Aquele menino”, com vocais de Deise, em 2018.
Deise segue cantando, mas hoje também é empresária. Uma de suas apostas é a MC Raíssa, filha de Dominique, ex-parceira de Bonde das Loiras, e do falecido Mister Catra.
Sanfona também é emprestada – mas da Colômbia
Curiosamente, a nova música foi divulgada e até celebrada na Colômbia como um resgate da música “sabanera”. O acordeon é emprestado de “Fiestas en corraleja”, de Rubén Darío Salcedo, uma lenda da música tradicional de Sincelejo, capital de Sucre, na tal região chamada sabanera.
Apesar de a melodia ser igual à de Rubén, o nome dele também não aparece em créditos da nova “Acordeão”.
O próprio Moska comemora em sua página do Facebook o fato de a música ter resgatado raízes do seu país e misturado à EDM. Nos comentários, alguns fãs reclamam da letra na língua do país vizinho.
É inusitada a inclusão dos vocais e do título em português. A “Toca e agita” original tem uma base sintetizada que até lembra uma sanfoninha, mas está longe da música sabanera. O fato é que a melodia de Rubén completa o triângulo Holanda-Brasil-Colômbia.

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