Trump elogia Bolsonaro e diz que o Brasil tem total apoio dos Estados Unidos



Hoje, a alguns instantes foi aconteceu a veicução através do site: HuffPost, da notícia “Trump elogia Bolsonaro e diz que o Brasil tem total apoio dos Estados Unidos”

Segundo o que foi divulgado através do site HuffPost:

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou no Twitter que o presidente Jair Bolsonaro e o Brasil têm total apoio dos Estados Unidos. Disse ainda que conhece muito bem Bolsonaro e que o presidente brasileiro está trabalhando muito para combate os focos de incêndio na Amazônia.

Bolsonaro agradeceu. Também no Twitter, disse que o País “é e seguirá sendo exemplo para o mundo em desenvolvimento sustentável”.

“A campanha de fake news fabricada contra nossa soberania não prosperará. Os EUA podem contar sempre com o Brasil.”

O ex-capitão do Exército também disse que o Brasil está tendo grande sucesso no combate aos incêndios. Não há, no entanto, dados nem relatos que apontem efetividade do trabalho do governo no combate aos incêndios.

O Brasil disponibilizou a Força Nacional para atuar nos locais de focos de incêndio há três dias. No início do mês, o Ibama alertou ao Ministério da Justiça que havia indícios de fogo proposital planejado para 10 de agosto. O órgão, no entanto, disse que nada foi feito.

Troca de gentilezas

A troca de gentilezas entre Trump e Bolsonaro ocorre no momento em que o Brasil está no centro de uma crise internacional por causa do desmate e das queimadas na Amazônia. Os países do G7 ofereceram ao Brasil uma ajuda de US$ 20 milhões, que o governo disse que irá recusar por causa de críticas feitas pelo presidente francês Emmanuel Macron. Foi o mandatário da França quem fez o anúncio da ajuda.

“Primeiramente, o seu Macron tem que retirar os insultos que fez à minha pessoa. Primeiro ele me chamou de mentiroso. Depois, informações que eu tive, de que a nossa soberania está em aberto na Amazônia. Então, realmente, para conversar ou aceitar qualquer coisa da França, que seja das melhores intenções possíveis, ele vai ter que retirar essas palavras, daí a gente pode conversar”, acrescentou.

A sede do governo francês havia afirmado que “dada a atitude do Brasil nas últimas semanas, o presidente da República só pode constatar que o presidente Bolsonaro mentiu para ele [Macron] na cúpula (do G20) de Osaka”. Na reunião de cúpula, Bolsonaro garantiu que preservaria o meio ambiente brasileiro. Macron chegou a sugerir uma ação internacional na floresta. 

Vamos continuar a seguir o canal e publicando vídeos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *