UniFAJ cria espaço de coworking e abre inscrições para startups | Especial Publicitário UniFAJ

O Brasil possui 1.194 espaços compartilhados denominados coworking, que contam com 88 mil estações de trabalho, gerando 7 mil empregos diretos e indiretos e movimentando em torno de R$ 130 milhões. Os dados são do Censo Coworking Brasil de 2018 e não param de crescer.

Desses quase 1.200 espaços, distribuídos em 26 estados do Brasil, 465 estão localizados no Estado de São Paulo, dos quais, 26 na Região Metropolitana de Campinas (RMC).

O coworking tem como proposta ser um modelo diferente daquele tradicional de trabalho. Nesse novo modelo se procura favorecer a socialização dos usuários e troca de experiências, garantindo funcionalidades tais como conectividade virtual eficiente, ampliação de networking e negócios por meio da interação com outras inciativas já instaladas no ambiente. Entretanto, apesar do crescimento expressivo nos últimos anos desse tipo de espaço, ainda são poucas e recentes as experiências de coworking em universidades.

No interior de São Paulo, em uma das regiões mais industrializadas do país, a RMC, o primeiro espaço de coworking que chega no ambiente universitário está localizado na pequena e próspera cidade de Jaguariúna, vizinha a Campinas e a somente 142 Km da Capital, que com uma população de aproximadamente 50 mil habitantes, tem um parque industrial que congrega unidades que atuam em vários setores da economia: bebidas, informática, comunicações, medicamentos, cerâmica, metalurgia, autopeças, avicultura etc. Empresas do porte da AMBEV, Motorola, Sky, Delphi, Compaq, DeLaval etc. estão presentes no município.

Para estimular o empreendedorismo e a inovação entre seus alunos e ex-alunos e egressos de outras faculdades da região, a Escola de Negócios do Centro Universitário de Jaguariúna (UniFAJ) criou o Espaço Coworking UniFAJ dentro do campus 1, localizado no bairro Jardim Dom Bosco.

O local foi criado pela UniFaj para atender alunos, profissionais liberais e stratups em fase de lançamento no mercado, ofertando módulos individuais de trabalho em regime de cessão de espaço, nas dependências da instituição, salas de reuniões, serviços básicos de recepção, secretaria, banheiros, estacionamento, entre outros.

Além disso, os projetos dos estudantes serão desenvolvidos com o apoio de mentores especializados. Mestres e pesquisadores da instituição e empresários do Clube de Fomento, grupo formado por empreendedores experientes em diversos ramos de atuação de Jaguariúna e Região que, promovidos pela instituição, se reúnem mensalmente na UniFAJ. A Escola de Negócios, composta pelos cursos de Administração, Ciências, Contábeis, Direito, Gestão de RH, Logística e Marketing, conta também com o apoio do Conselho Consultivo de Empresários e Executivos, formado por diretores de empresas como Abbott, IBM, Google, Santander, Ypê, Ambev, CNA e Consuitec.

De acordo com o professor Hector Escobar, diretor acadêmico do campus 1 da UniFAJ, o espaço Coworking UniFAJ pretende proporcionar um ambiente de compartilhamento e colaboração. “Nossa expectativa é que se organizem atividades com foco em stratups e inovação tais com palestras, debates, oficinas e visitas técnicas, que serão promovidas por meio da Escola de Negócios da UniFAJ. Queremos prover todas as ferramentas necessárias para que os participantes iniciem com sucesso seus próprios negócios. Buscamos fomentar a criatividade, o trabalho em equipe e o espírito empreendedor desde a própria universidade, servindo de ponto de encontro entre estudantes, empreendedores e as empresas.”

Os interessados em participar do processo seletivo devem fazer sua inscrição, gratuita, no site.

UniFAJ — Foto: DivulgaçãoUniFAJ — Foto: Divulgação

UniFAJ — Foto: Divulgação

Além do pioneirismo na implantação do Espaço Coworking, outro destaque do Centro Universitário é oferecer aos seus alunos as ferramentas online do Google for Education, estando em contato com os professores em todos os momentos por meio das redes do programa, como o Google Drive, Googles Docs e Hangouts, facilitando acesso a informações. Esse recurso é disponibilizado tanto para alunos como para os já formados.

“Nosso lema é Seu Futuro na Prática, e todos os dias tornamos isso mais que a nossa obrigação, proporcionando aos nossos alunos experiências únicas que dão uma visão a eles sobre a atuação do profissional no mercado de trabalho, não sendo apenas a sala de aula o local de aprendizado, diminuindo assim a nossa taxa de evasão e aumentando a cada semestre o número de estudantes que veem de outra instituição para a UniFAJ”, revela o diretor acadêmico do campus 2 da UniFAJ, professor Flávio Fernandes Pacetta.

O diretor lembra que os cursos da UniFAJ têm notas máximas em avaliações do MEC (Ministério da Educação) e no Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes). “Nosso curso de Medicina Veterinária, por exemplo, mais uma vez está entre os melhores do Brasil. Segundo o RUF (Ranking Universitário Folha 2018) divulgado recentemente, o curso ocupa o 2º lugar no ranking nacional entre os Centros Universitários privados. São diversas conquistas nos últimos anos, fato que colocou a instituição entre os destaques nas principais avaliações do país”, cita.

Outro reconhecimento ao desempenho da UniFAJ foi divulgado agora no mês de novembro, quando a Instituição recebeu o Selo de Qualidade dos Cursos Estrelados pelo Guia do Estudante por meio dos cursos de Administração, Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Direito, Educação Física (Bacharelado e Licenciatura), Enfermagem, Engenharia de Controle e Automação, Farmácia, Fisioterapia, Medicina Veterinária, Nutrição e Psicologia.

Com o objetivo de oferecer acesso a todas essas inovações, tecnologia de ponta e à formação de qualidade, a UniFAJ está com inscrições abertas para o Vestibular Continuado, que oferece vagas em mais de 25 cursos das áreas de Humanas, Saúde, Exatas e Agrárias, que têm por filosofia a vivência prática da carreira. Os cursos de graduação são distribuídos em cinco campi: uma clínica integrada onde ocorrem as aulas práticas dos cursos da área da saúde; Hospital-Escola Veterinário, que é um dos maiores e mais bem equipados da América Latina; Centro de Pesquisas Agropecuárias (CPA), que funciona como catalisador de estudos científicos nas áreas da saúde humana e animal; Campus 1 e Campus 2, que recebem os demais cursos da Instituição, além do campus da FAAGROH (Faculdade de Agronegócios de Holambra).

As inscrições podem ser feitas no site da Instituição e as provas são agendadas de segunda a sexta, às 19h, e aos sábados, às 9h.

Fonte

قالب وردپرس