Na cidade de Marrakesh, no Marrocos, a vice-governadora do Ceará, Jade Romero (MDB), e sua comitiva vivenciaram o terremoto de magnitude 6,8 que atingiu a região. De acordo com informações atualizadas da TV estatal, no sábado, dia 9 de setembro, o terremoto causou a trágica morte de 820 pessoas.
Em meio à surpresa causada pelo terremoto, Jade Romero utilizou sua conta no Twitter para tranquilizar aqueles que aguardavam notícias sobre sua segurança. Ela comunicou: “Toda nossa comitiva do governo do estado do Ceará está bem e em local seguro, seguindo os protocolos de segurança.”
A vice-governadora estava no país para participar da 10ª Conferência Internacional de Geoparques, realizada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).
O Abalo Sísmico
O terremoto ocorreu a uma profundidade de cerca de 10 km, conforme o Centro Alemão de Pesquisa em Geociências (GFZ). Além do território marroquino, cidades na Argélia e em países europeus, como Espanha e Portugal, também sentiram os tremores.
O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) registrou uma magnitude ligeiramente diferente, de 6,8 graus, a uma profundidade de cerca de 18 km abaixo da superfície. Segundo o USGS, o terremoto ocorreu aproximadamente 72 km a leste da cidade de Marrakech, um importante centro econômico do país.
As imagens da tragédia mostram a destruição causada pelo terremoto e autoridades locais indicaram um número inicial de mais de 820 mortos no Marrocos.
Esta terrível catástrofe serviu como um lembrete contundente da vulnerabilidade sísmica de várias regiões ao redor do mundo e da importância contínua de investir em medidas de preparação e segurança para minimizar o impacto de futuros eventos sísmicos.
Palavras-chave: Marrocos, vice-governadora, Ceará, magnitude, terremoto.