O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) oferece bolsas de iniciação científica para alunos das Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais. Afinal, a iniciativa visa estimular o desenvolvimento de habilidades de pesquisa e inovação entre os estudantes.
Os professores orientadores dos projetos devem submeter as propostas até 28 de junho por meio do site do Centro Paula Souza (CPS). Aliás, concederão três modalidades de bolsas:
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti): voltado para estudantes de Ensino Superior.
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic): voltado para alunos de graduação tecnológica.
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio (Pibic-EM): incentiva talentos potenciais entre estudantes do Ensino Fundamental, Médio e Integrado da rede pública.
Ademais, as bolsas têm duração de um ano, com início previsto para setembro. O CNPq estipula o valor do benefício, que varia conforme o nível de ensino e a modalidade da bolsa.
Decerto, a iniciativa do CNPq objetiva ampliar a qualidade do ensino, pesquisa e extensão, além de contribuir com a formação de recursos humanos e a produção de conhecimento aplicado à solução de problemas do mercado de trabalho.
Aprimorar a educação e fomentar a pesquisa são ações precípuas para o desenvolvimento do país. Portanto, professores e alunos devem aproveitar essa oportunidade para, analogamente, fortalecer o vínculo entre academia e mercado de trabalho. Afinal, um país que investe em educação e pesquisa caminha rumo ao progresso e à inovação.
Deixe um comentário