Aumento do Risco de Incêndios em São Paulo

O estado de São Paulo se prepara para enfrentar um período de estiagem com maior risco de incêndios florestais entre junho e outubro. Fatores climáticos e ambientais indicam a possibilidade de aumento de focos de queimadas em relação aos últimos anos.

O tempo seco e o acúmulo de matéria orgânica nos solos criam condições favoráveis para a propagação de incêndios. A biomassa acumulada, proveniente do período chuvoso e da redução de incêndios, pode servir como “combustível” para queimadas.

Além disso, o cenário da estiagem aponta para altas temperaturas e baixa umidade, devido a um sistema de alta pressão que bloqueará a entrada de frentes frias. Massas de ar continhas sem umidade marítima propiciam a propagação do fogo.

Embora o clima e o solo contribuam para a ocorrência de incêndios, o principal fator causador é a ação humana. A soltura de balões, bitucas de cigarro e queima ilegal de vegetação são responsáveis pela maioria dos incêndios.

Para combater o problema, o governo estadual lançou a Operação SP Sem Fogo, que conta com ações de prevenção e combate. Entre as medidas preventivas, estão a construção de aceiros, faixas em que a vegetação é retirada para evitar a propagação do fogo.

A Fundação Florestal, responsável pelas unidades de conservação do estado, atua na construção de aceiros e promove ações de educação ambiental. Além disso, o governo contrata bombeiros civis temporariamente para reforçar o combate a incêndios.

A Defesa Civil também realiza treinamentos para capacitar agentes municipais na prevenção e combate a incêndios florestais. A operação SP Sem Fogo conta com a colaboração de diversos órgãos, incluindo Corpo de Bombeiros, Polícia Militar Ambiental e CETESB.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Tag Cloud

Android app apple artesanal banco digital biodiversidade brasil celular ciência com cultura Câmeras decorações dia da mulher educação espelhamento de tela Etecs extinção filme flows fogo fones de ouvido futebol minas gerais MJSP mudanças climáticas música notícias novela pagamentos para rio grande do sul sala de estar saúde SUSP sustentabilidade são paulo tech tecnologia turismo UBS usp vacinação vintage whatsapp