Sob o Olhar Delas: Novas Perspectivas do Cinema Indígena

A Itaú Cultural Play apresenta a mostra “Sob o Olhar Delas: Novas Perspectivas do Cinema Indígena”, que reúne cinco filmes dirigidos por cineastas mulheres indígenas. A mostra busca evidenciar a diversidade de obras e olhares sobre as vivências dessas artistas.

Entre os filmes estão “Horizonte Colorido”, de Graciela Guarani, que retrata o universo artístico de uma jovem artista Guarani e Pankararu. “Aguyjevete Avaxi’i”, de Kerexu Martim, mostra a relação sagrada do povo Guarani M’bya com o milho.

“Ibirapema”, de Olinda Tupinambá, viaja entre o mundo mítico e a realidade por meio da jornada de uma indígena Tupinambá. “Rami Rami Kirani”, de Lira Mawapai Huni Kuin e Luciana Txirá Huni Kuin, registra os preparativos de uma cerimônia sagrada do povo Huni Kuin.

Completando a mostra, “Sigyjat – Pescaria do Timbó”, de Aruti Kaiabi e outras realizadoras Kaiabi, acompanha o ritual coletivo de pesca do timbó no povo indígena Kaiabi.

A mostra busca dar visibilidade aos trabalhos dessas cineastas, valorizando seus conhecimentos e perspectivas únicas sobre a cultura e a vida indígena no Brasil.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Tag Cloud

Android app apple artesanal banco digital biodiversidade brasil celular ciência com cultura Câmeras decorações dia da mulher educação espelhamento de tela Etecs extinção filme flows fogo fones de ouvido futebol minas gerais MJSP mudanças climáticas música notícias novela pagamentos para rio grande do sul sala de estar saúde SUSP sustentabilidade são paulo tech tecnologia turismo UBS usp vacinação vintage whatsapp